Geometria espacial é o estudo da geometria no espaço, em que estudamos as figuras que possuem mais de duas dimensões. Essas figuras recebem o nome de sólidos geométricos ou figuras geométricas e temos como exemplo:
- Poliedro: são chamamos de poliedros o sólido limitados por quatro ou mais polígonos planos, pertencentes a planos diferentes e que têm dois a dois somente uma aresta em comum. Eles são subdivididos em:
Convexos: considerando qualquer uma de suas faces, os poliedros encontram-se inteiramente no mesmo semi-espaço que essa face determina. Eles possuem nomes especiais de acordo com a quantidade de faces, como
tetraedro: quatro faces
hexaedro: seis faces
heptaedro: sete faces
octaedro: oito faces
icosaedro: vinte faces
Côncavos: em relação a duas ou mais de suas faces, ele não está contido apenas em um semi-espaço:
- Prisma: de acordo com as imagens, temos que prisma é o conjunto de todos os seguimentos congruentes a PP e paralelos a r.
- Cilindro: de acordo com a imagem, temos que cilindro é o conjunto de todos os segmentos congruentes paralelos a r.
- Cone: dado um círculo C, contido num plano α , e um ponto V ( vértice) fora de α chamamos de cone circular o conjunto de todos os segmentos PV, P∈C , como exemplicado:
Todo cone cujo eixo de rotação é perpendicular à base é chamado cone reto, por exemplo
- Pirâmide: Dados um polígono convexo R, contido em um plano α, e um ponto V (vértice) fora de α chamamos de pirâmide o conjunto de todos os segmentos PV, P∈R.
- Esfera: chamamos de esfera, o conjunto de pontos do espaço cuja distância ao centro é menos ou igual ao raio. Considerando a rotação completa de um semicírculo em torno de um eixo e, a esfera é o sólido gerado por essa rotação. Assim, ela é limitada por uma superfície esférica e formada por todos os pontos pertencentes a essa superfície e ao seu interior, como exemplificado na imagem:
muito legal !adorei essa ideia e os posts de vcs....
ResponderExcluir