sábado, 26 de outubro de 2013

Curiosidades da Matemática: Como é calculada a nota do ENEM?

Como muitos sabem hoje foi aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio, e justamente por isso hoje iremos explicar como se calcula a sua nota. 

Muitos acreditam que assim como os tradicionais vestibulares brasileiros no ENEM cada questão corretamente assinalada corresponde a um ponto, mas é um erro acreditar nisso, já que a nota calculada é diferente do que a maioria dos vestibulares adotam. A diferença é a seguinte: o ENEM usa a teoria da resposta ao item, ou simplesmente, TRI, que além de apoiar o cálculo das notas dos participantes também está profundamente ligada a elaboração da prova. 

Mas o que é essa TRI?
Basicamente é um sistema que analisa as questões que o estudante respondeu corretamente e dar um peso específico para cada questão. 

Como é feita essa TRI?
A execução dessa teoria começa com a realização do chamado pré-teste, uma avaliação que afere o grau de dificuldade das questões que mais tarde estarão na sua prova, com essas respostas do pré-teste os examinadores conseguem determinar quais questões são mais ou menos difíceis. Assim, na hora que é feita a correção da sua prova uma questão corretamente analisada não tem valor em si, ela só passará a adquirir algum valor quando o sistema de correção avaliar o desempenho geral do participante na prova e o grau de dificuldade da questão. Isso porque o método não considera apenas os acertos, mas também os erros, assim se o participante acertar somente questões difíceis, o sistema de correção verá uma inconsistência no domínio da disciplina avaliada, já que a TRI considera que o conhecimento necessário à resolução dos testes fáceis é um pré-requisito à solução dos mais complexos. Em uma situação como essa, portanto, o sistema avalia que é alta a probabilidade de o acerto na questão mais completa ser fruto da sorte, ou de bom "chute". Em outras palavras a TRI considera que quem não domina as quatro operações matemáticas básicas não é capaz de resolver equações do segundo grau. Obedecendo à mesma lógica, o sistema deve atribuir uma nota mais alta a outro participante que tenha desempenho mais regular, ainda que ele não se saia tão bem com as questões mais difíceis. Sendo assim, pode-se perceber que o conjunto de respostas corretas deve ser coerente com o domínio de conhecimento que o estudante de fato possui. Por fim, esses dados alimentam um programa previamente calibrado por examinadores, de onde sai a média final. 

Qual o objetivo da TRI?
O objetivo é evitar que o candidato consiga se apoiar na sorte na hora de responder as questões. Assim reforça-se a importância de uma boa preparação para a prova, uma leitura calma e concentrada das questões e uma reflexão aprofundada na hora de respondê-las, onde chute não terá lugar.

Mitos sobre o TRI:
MITO 1: DEIXAR RESPOSTAS EM BRANCO
Nem considere essa possibilidade. O chute em determinada questão pode ser percebido e causar a diminuição da nota, mas vale muito mais do que uma resposta em branco. Exemplificando, uma resposta certa sempre vale mais do que errar ou não responder, sendo fruto de chute ou não.

MITO 2: ADIVINHAR AS PERGUNTAS MAIS DIFÍCEIS
Buscar no ENEM perguntas que garantem mais nota? Além de fazer você perder tempo valioso da prova, não é possível saber quais perguntas são as difíceis.

MITO 3: A TRI VAI DEIXAR MINHA VIDA MAIS DIFÍCIL
Não vá pensar que sua nota irá mudar drasticamente agora. O sistema adotado pelo ENEM não muda significativamente o ranking dos candidatos. Ajuda, sim, para aprofundar e detalhar as notas, podendo contribuir para se evitar empates ou na disputa pelas carreiras muito disputadas, onde até os mínimos detalhes fazem a diferença. Mas a verdade é que com TRI ou sem TRI, o mais preparado é quem irá melhor na média final.


Como podemos ver o processo é totalmente diferente do adotado pelos tradicionais vestibulares brasileiros, essa diferença faz da prova do ENEM uma avaliação mais personalizadas e, na opinião de muitos, mais justas, já que avalia de forma aprofundada o conhecimento do estudante e não tem como principal objetivo eliminar candidatos como nos vestibulares tradicionais.

Bom pessoal por hoje é só, espero que tenha ficado claro como se calcula a nota no ENEM! E a todos que estão fazendo o ENEM, uma boa prova amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário