O número Zero é o número que precede todos os números positivos, e sucede todos os números negativos. É definido como a cardinalidade de um conjunto vazio, e o elemento neutro na adição e absorvente na multiplicação. Um número de tamanha importância merece seu espaço aqui no nosso blog, portanto hoje iremos comentar um pouco do surgimento deste brilhante algarismo.
O sistema de numeração romana, um dos primeiros criados, como muitos sabem utilizavam as letras, como I, V, X, L, C, D, M na representação de valores. Esse método foi durante muitos séculos o mais utilizado por toda a Europa. Mas e o número zero, tinha alguma letra que o representa-se?
No sistema de numeração romana não se tinha nenhuma letra que representasse o zero, isso porque ao criar esse sistema de numeração, os romanos não queriam realizar cálculos, mas sim criar números representativos para determinar quantidades na hora de por exemplo contar objetos, animais.
Com o desenvolvimento e expansão comercial, a utilização de números para cálculos matemáticos tornou-se uma questão primordial e essencial. E foi justamente nesse momento que os números romanos foram questionados em razão da ausência do zero e da representação de valores por letras. Já que essas características vistas como principais do sistema de numeração dos romanos dificultava o desenvolvimento de técnicas matemáticas eficazes. Alguns romanos até mesmo tentaram salvar esse sistema de numeração relacionando o sistema numérico com a utilização do ábaco, mas necessitava-se de conhecimentos bastante complexos.
Assim como o sistema semelhante ao usado nos dias atuais, o algarismo zero fora então descoberto pelo povo hindu. Em que consistia em uma base decimal, de dez algarismos, que ordenados entre si formavam e representavam qualquer número. Esse novo sistema fora então divulgado por toda a Europa pelos árabes, passando a ser conhecido como sistema de numeração indo-arábico. Esse sistema e seus número contribuíram de forma formidável na modernização e evolução dos cálculos matemáticos, devido a sua praticidade e representação de quantidades.
Mesmo não sendo tão usados hoje em dia, não se pode negar a enorme contribuição que os números romanos deram a sociedade e ao seu desenvolvimento. Atualmente estes números são utilizados na representação de séculos, marcações de relógios, capítulos de livros, entre outros.
Bom pessoal por ficamos por aqui, espero que tenham gostado da curiosidade de hoje, e não deixe de conferir o blog, todo dia com um post novo! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário